Skip to main content

Hemofilia A

O que é hemofilia A?

A hemofilia A é o tipo mais comum de hemofilia e é causada pelo fator VIII de coagulação deficiente ou disfuncional. Apesar de a hemofilia A geralmente ser hereditária, aproximadamente 30% dos casos são causados por uma mutação espontânea nos genes da pessoa. Atinge cerca de uma em cada 12.000 pessoas e é diagnosticada coletando uma amostra de sangue e medindo o nível de atividade do fator no sangue. É diagnosticada com o teste de atividade do fator VIII no sangue. 

No Brasil, de acordo com o relatório Perfil das Coagulopatias Hereditárias 2016 publicado pelo Ministério da Saúde, há 10.123 pacientes com hemofilia A. 

Classifica-se como  leve, moderada ou grave, dependendo do nível sanguíneo do  fator de coagulação. Cerca de 60% dos pacientes têm a forma grave do distúrbio. As pessoas com hemofilia A têm sangramento prolongado depois de um ferimento, cirurgia ou extração de dente, por exemplo. Nos casos graves, elas podem sangrar de uma a duas vezes por semana e, geralmente, a hemorragia é espontânea, o que significa que ela ocorre sem um motivo óbvio. A hemorragia nas articulações, músculos, cérebro ou outros órgãos internos pode causar complicações graves. Nos casos leves de hemofilia A, o distúrbio pode permanecer desconhecido até depois de uma cirurgia ou ferimento grave.

O tratamento é muito eficaz. Com cuidados apropriados, as pessoas com hemofilia A  podem ter uma vida perfeitamente saudável. O principal tratamento é chamado de "profilaxia" durante o qual o fator VIII de coagulação é infundido em uma veia de forma profilática (preventiva) ou quando necessário para tratar hemorragias (tratamento sob demanda).

A CSL Behring oferece fatores de coagulação industrializados com esta indicação aprovada na bula brasileira. Fale com seu médico para obter mais informações.

Comunicado de recolhimento voluntário
Comunicado de recolhimento voluntário do medicamento hospitalar Zemaira® (alfa1antitripsina) 1000 MG PO LIOF INJETÁVEL

A CSL Behring informa que iniciou o processo de recolhimento voluntário do medicamento hospitalar Zemaira® (alfa1antitripsina), lotes Y413909 (data fabricação: 24/09/2018 e data de validade: 24/09/2021) e P100145418 (data de fabricação: 18/08/2019 e data de validade 18/08/2022), como medida de precaução devido a um potencial processo asséptico inadequado durante a etapa de envase na planta CSL Behring LLC - Bradley/ EUA. O medicamento é de uso restrito a hospitais.

Zemaira® é indicado para o tratamento de manutenção em adultos com deficiência grave de alfa1antitripsina e evidência clínica de enfisema.  Zemaira® retarda a destruição do tecido pulmonar subjacente que conduz ao enfisema.

A cadeia de distribuição foi prontamente informada e orientada a verificar seus estoques e efetuar a devolução à CSL Behring das unidades impactadas, conforme determina a RDC nº 55/2005.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e responsabilidade na condução de nossas atividades e nos colocamos à disposição através dos canais do Serviço de Atendimento ao Consumidor para dirimir eventuais dúvidas.  Entrar em contato no telefone 0800 600 8810 de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, exceto feriados ou no e-mail sac@cslbehring.com.